sábado, 9 de dezembro de 2017

A rapaziada do andebol curte iogurte


Era uma vez uma menina muito inteligente e alegre, a Mariana, que adorava comer iogurtes e fazer exercício físico com os seus amigos: Roberto, Hugo, Filipa e Guigas.
A Mariana convidou os seus amigos para uma partida de andebol e levou um iogurte para cada um. Nas taças dos iogurtes a Mariana escreveu: Surgi na Ásia, entre os pastores que guardavam o leite das ovelhas em odres de pele ou potes de barro.  A Mariana adora fazer pesquisas na net e transmitir tudo o que descobre aos seus amigos.
Juntaram-se no campo de jogos, como é habitual,  correram e divertiram-se bastante.
Pararam um pouco para saborear os deliciosos iogurtes da Mariana e o Guigas disse:

-Lá vamos nós comer mais bactérias... E estas vêm da Ásia!

A Mariana respondeu:
- Bactérias, leite, morangos, amoras, quivi e mel.
O Hugo ficou surpreendido e exclamou:
- Bactérias! Isso é muito mau…  Vamos ficar todos doentes… Eu não como!
- Não sejas parvo! Existem bactérias boas que servem para fabricarem iogurtes, queijos, vinagres … - explicou o Roberto.
O Guigas, o cérebro do grupo acrescentou:
- Sabem meus amigos, no que diz respeito ao iogurte, as bactérias são usadas para transformar o açúcar que se encontra no leite (lactose) em ácido lático, que é responsável por coagular o leite. Este processo é conhecido por fermentação.
- Ai Guigas só utilizas palavras caras, não percebi nada. – resmungou a Filipa
- Sabem o que sempre me disse a minha avó?
- Nããoooo!
- “Netinha come iogurtes. Os iogurtes são um bom alimento. Possuem  mais cálcio que o próprio leite, por isso fortalece os ossos e os dentes. Trata da saúde da pele, do cabelo, visão e retarda o envelhecimento, por isso é que eu tenho esta saúde de ferro e ainda pareço uma jovem, mesmo com as minhas 80 primaveras.” Eu quero chegar aos 80 anos e ser linda, bela e com uma saúde de ferro, tal como a minha avó.- acrescentou a Mariana.
- E também combatem infeções. Os iogurtes são verdadeiros soldados que lutam para expulsar as bactérias ruins do nosso organismo. - retorquiu o Guigas.
O Roberto, já cansado de tanta conversa, concluiu:
- Vá lá amigos, comam o iogurte rapidamente! Já sabem que nos dá: proteínas, “os tijolos do nosso organismo”; minerais “o cimento do nosso organismo” e vitaminas “os pozinhos mágicos que permitem que o nosso corpo funcione bem.” E agora vamos praticar desporto, que também é fundamental para a saúde!
- 1,2 exercício…
- 1, 2 exercício…
- Vá lá, bora lá!
- Força, força vamos queimar calorias!
- 1, 2 exercício…
- Vamos melhorar as funções cardíacas e pulmonares!
- 1, 2 exercício…
- Vamos dizer não ao colesterol alto e aos diabetes!
- 1, 2 exercício…
- Goooooooooooooolooooooooo!!!
- CURTE IOGURTE,  PRATICA EXERCÍCIO FÍSICO E SERÁS O MAIOOOOOORRRRRRR!!!!!!!!!!!
3°/4° B, EB de Galveias, professora Carmo Silva
Trabalho realizado no âmbito do projeto Curte iogurte

 

Sem comentários:

Enviar um comentário