quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Catástrofes naturais – Os vulcões

As catástrofes naturais têm vindo a destruir o nosso planeta nos últimos anos:
Furacões, Tornados, Sismos, Cheias, Secas, Erupções Vulcânicas, Tsunamis, entre outros.
As consequências de uma catástrofe natural vão desde danos materiais até à morte de pessoas e outros seres vivos.
No 1° período já falámos de sismos e tsunamis. Ontem falámos de vulcões e até fizemos uma experiência com a professora Ana, onde pudemos observar o vulcão a entrar em erupção e a lava a sair para fora dele, como um vulcão de verdade.



 
 

Mas afinal, o que é um vulcão?

Um vulcão é uma abertura na crosta terrestre, composta por um canal  (designada por chaminé) e por uma abertura superior (a cratera) através do qual é expelido material proveniente do interior da Terra. Além das lavas, são também expelidos materiais gasosos e sólidos a temperaturas extremamente elevadas, os quais se vão acumulando em torno da cratera, formando um monte vulcânico designado por cone ou cúpula. Dependendo da maior ou menor viscosidade dos materiais expelidos, poder-se-ão formar montanhas de maior ou menor dimensão.




E como surge um vulcão?
 
Para compreender o surgimento dos vulcões é necessário que saibamos que a crosta terrestre é constituída por placas tectónicas. As placas tectónicas são blocos gigantescos que compõem a litosfera e sobre os quais estão os continentes e oceanos. Estas placas estão em movimento, afastam-se e colidem. Os vulcões surgem, em geral, nos pontos de contacto entre as placas tectónicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário